Colecções

Sempre tive um carinho especial por colecções. Não que alguma vez tenha conseguido reunir uma colecção de algo que me orgulhasse, longe disso. Aliás a minha relação com colecções sempre foi um pouco frustrante. Comecei, em puto, com calendários e cheguei a ter cerca de 500. Sim, até é um número razoável mas acabei por perde-los. Hoje não restam mais de vinte.

Depois cresci e influenciado pelos Ficheiros Secretos (ou não, porque nunca vi a série) entrei numa fase um bocado parva e comecei a guardar tudo o que tinha aliens... É verdade! Porta-chaves, canetas, cadernos, almofadas, coisas viscosas que eram suposto ser aliens bebés entre outras anormalidades. Passado não mais de três meses estava tudo no lixo.

De seguida, lembrei-me: vem aí o Euro, que tal guardar as moedas de cada país? Pareceu-me uma ideia engraçada e entrei em campo à caça de tais raridades. A verdade é que já passaram alguns aninhos desde a entrada da moeda única e ainda não consegui acabar a colecção. E, claro, foram várias as vezes que desfalquei a colecção quando isto andava mais apertado de dinheiro.

Hoje olho para as pessoas que coleccionam pacotinhos de açúcar, moedas de um cêntimo, moedas dos vários países do euro, calendários, canetas e peluches e sinto uma pontinha de inveja. Calma... não inveja de quem as faz, mas inveja de eu próprio não poder coleccionar algo que me fascina há bastante tempo: piaçabas!

Tenho um fascínio enorme por este objecto, não pela sua função (....) mas sim pela panóplia de piaçabas que existem e pela criatividade das pessoas que o criem. Sim, porque há pessoas que ganham a vida a pensar sobre como será o novo piaçaba. E há piaçabas realmente extraordinários! Desde o copinho de várias cores e tonalidades onde se envia a escovinha, a piaçabas com formas de gatos, cães, patos, cisnes, barquinhos, porcos, há de tudo. Basta escolher.... Nos dias de hoje até conseguimos encontrar piaçabas que são verdadeiras obras de estilo e contemporaneidade.

E pronto é este o meu apontamento de hoje, a confissão de alguém que um dia ainda terá uma estantezinha com a sua colecção de piaçabas!

1 comentários:

  1. M. disse...

    Lembra-me de não visitar a divisão da estantezinha quando for um dia à tua casa... :P  


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.