A internet hoje é uma ferramenta indispensável tanto a nível profissional como pessoal. Aliás fazes me confusão como é que as pessoas antes trabalhavam sem ter acesso ao email… Mas adiante…

O problema é que no melhor pano cai a nódoa e há pormenores que quase me façam esmurrar o ecrã do computador. Uma delas é apenas e só uma das maiores pragas do século XXI: as pop-ups de publicidade. Está uma pessoa a ver muito bem a página e de repente aparecem, vindas do nada, qual epidemia, a janelinha a falar do mais recente jogo online, ou das miúdas que vivem perto de Loures. Pior só mesmo aquelas que aparecem quando queremos entrar num site e ocupam a página toda. E depois se queremos ver o site não há maneira de fugir porque o Xzito para encerrar o anúncio, coincidência das coincidências, é sempre a ultima coisa a aparecer. Tudo isto leva-me a uma conclusão: senhores publicitários, publicidade na internet só resulta quando bem feita. Forçar-nos a gramar com um anúncio quando queremos entrar num site só conduz a uma coisa: vontade de nunca mais a ver à frente.

Do fundo do baú II

Vamos fazer amigos entre os animais
Que amigos destes não são demais na vida
E vêm aqui mostrar
Que têm uma familia como eu e tu
Só que esta mora numa outra casa
Que se chama (digam)
Arca de Noé
Vamos lá ver como é
Arca de Noé
Há animais, que falam como nós
Como eu e tu
Há animais, que falam como nós
Como eu e tu

Vá láá... quem é que não se lembra da Arca de Noé? Era um programa giríssimo que passava, acho eu, aos Domingos à Tarde na RTP. Lá em casa a família reunia-se toda para tentar adivinhar o que é que o macaco ia fazer com a casca da banana. Isto claro, numa altura em que não existiam Morangos com Açuçar, Fama Shows ou Heranças de Verão...

Os balões



Lembram-se quando éramos putos e nas festas de anos enchíamos os balões para decorar a sala? Boa! E lembram-se quando nós nos descuidávamos e enchíamos tanto que ele arrebentava e apanhávamos um belo cagaço? Pronto… neste momento estou naquele lusco-fusco do “está quase cheio vamos lá ser se enchendo mais um bocadinho não arrebenta”. E hoje, como, ontem também tenho algum receio do estoiro. Não vai ser bonito de se ver. Tenho que ver se encontro a pólvora e encontro uma maneira de esvaziar o balão sem o rebentar…

Numa altura em que saímos do Europeu, em que depois dos pescadores e camionistas agora sao os agricultores a ameaçarem com a greve nada como aproveitar o filião Benfica para enganar os tolos.

Só ontem e hoje, eis os jogadores que os jornais apontaram ao Benfica:
  • Pongolle
  • Balboa
  • Seitaridis
  • Miccoli
  • Carlos Martins
  • Codina
  • Aimar
  • Ayala
  • Danilinho
  • Dica
  • Valdivia

São 11 (!!) jogadores. Uma equipa portanto... Obviamente que 3/4 dos nomes são especulação, mas é incrível o dinheiro que o Benfica dá a ganhar. E falamos claro está, dos mesmos senhores que escreveram que o Robinho e o Kaká vinha para o Benfica, que o Rodriguez já tinha renovado...

Mas pronto só existe tal exploração porque há quem se interesse e compre jornais para ler tudo sobre os novos 15 reforços do Benfica. É que pode nem haver comida em casa, nem gasolina no carro, mas o eurozinho todos os dias por jornaleco não falha...



É uma daquelas imagens encharcadas de amizade que guardo na cabeça, de uma noite chiquérrima em que assisti ao Lord of the Rings em Londres. Digo da parte de cima do baú porque não foi assim há tanto tempo e, finalmente, recebi hoje o cd com a banda sonora do musical.

Que bem, dirão vocês.

Todos sabemos que há coisas a que nos agarramos sem grande explicação.

Do fundo do baú I

"Tás Aqui Tás a Morder" !

Isto é Lindo!! E como eu gostava de Tulicreme...! Não sei se ainda hoje existe, mas lembro-me perfeitamente de ter os meus 5, 6 anos e ficar à espera, babando, que a minha avó viesse das compras com o pacotinho ilustrado pelo urso radical. Depois das aulas era sempre o meu lanche. Religiosamente.

Acho que hoje vou ao supermercado ver se encontro esta preciosidade.

À espera...

"O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de um homem pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto.” Thomas Huxley

AVISO

Estão abertas as inscrições para voluntários que queiram empurrar o autocarro da selecção até Portugal. Uma inesperada greve dos camionistas que transportam a força de vencer fez parar a inspiração num estádio da Basileia e, dizem algumas fontes, a tragédia terá acontecido depois de se terem acabado as reservas de motivação. A Galp contrata agora tótós que não se importem de dar o corpo ao manifesto e empurrar os nossos heróicos milionários para Portugal a tempo de apanharem o avião para as Maldivas, Bahamas e afins.

O Bob Dylan já veio dizer que não contem com ele para a derradeira banda sonora. Eu sugiro aquele ringtone enervante: Acorda... Acorda... Acorda....

Toca a enrolar as bandeiras minha gente porque vamos ser campeões na África do Sul.

De certo que todos nós, durante o nosso percurso académico, ouvimos as pessoas mais velhas em geral, e os nossos pais em particular, a dizerem "Aproveitem em quanto estudam. Depois é que são elas". Naquele tempo, em que as preocupações eram apenas saber em que dias calhavam os testes e estudar um ou dois dias antes a frase não fazia muito sentido. "Aproveitar em quanto estudamos? Venham eles assistir a uma aula de filosofia com um prof monocórdico que parece que está a ler os Salmos da igreja para verem como lhes mordem".

Hoje percebo o que querem dizer. Não, não estou a dar uma de cota do género "ai e tal porque agora já trabalho e já estou tão mais evoluído mentalmente que já percebeu quando falavam dos putos". Não é nada disso. A verdade é que hoje, a consultar os exames nacionais, sinto umas certas saudades e carinho por essa altura. Do friozinho de barriga antes de entrar na sala com o BI na mão. De ligarmos uns para os outros a perguntar se já tinham estudado muito para avaliar a consciência. De por o despertador para as 6 da manhã para estudar e só acordar dez minutos antes do exame. De combinar ir estudar para a biblioteca e passar a tarde toda na conversa. De sair com o dedo vincado de escrever 12 folhas de teste e correr a perguntar aos colegas qual a resposta da pergunta C. E não só.... As baldas às aulas para fumar os primeiros cigarros. Os cachorros do Energy. A sala "especial". Os crepes chineses no final do dia. As toalhas e pedaços de papel higiénico a voarem para alguém que estoicamente tentava falar ao telefone. Os tralhos no campo de futebol.

Enfim... Hoje deu-me para a nostalgia. Mas soube-me bem.

Mistério



Hoje acordei a pensar: onde é que anda a Manuela Ferreira Leite? Eu sei, há melhores maneiras de acordar o dia. Mas é que no meio de toda esta agitação social não se ouviu um "ai" da senhora. E se havia a oportunidade perfeita para atacar o PS era esta.

Depois de muito remoer, encontrei algumas razões plausíveis para este mistério:

A - Está a cuidar do neto recém-nascido em Londres
B - Está a recuperar do peeling a que submeteu para enfrentar os grandes planos das câmaras
C - Foi para a Suiça ver os Tugas e só volta depois do Europeu
D - Anda, à socapa, a ajudar os camionistas nos protestos
E - Teve de ir fazer uma cura de sono. Afinal uma campanha política pode ser muito desgastante para uma senhora com 67 anos.

Aceitam-se sugestões. E oferecem-se dois sugos de morango a quem souber do seu paradeiro.

As praias. O sol. Os vinhos. A morcela. O cheiro a terra molhada. As bolinhas de eucalipto. Saramago. Pastéis de Belém. A hospitalidade. Os castelos. O fado. Os pauliteiros. Um belo peixe grelhado. O som da língua portuguesa. O café. Caracóis. O tejo. Os recantos de Sintra. Os barqueiros. Os queijos. Os foguetes. Berlengas. Os Xailes. As sete saias das nazarenas. Cavalos Lusitanos. Fernando Pessoa. Xutos&Pontapés. Dons Rodrigos. Saudade. A beleza feminina. A Padeira de Aljubarrota. Cantares ao Desafio. Cozido à Portuguesa. Os rebelos. Os descobrimentos. Quinto Império. Caldo Verde. Estilo Manuelino. Aristides Sousa Mendes. Sopa. Calçada. Tremoços. Via Verde. Lusco-fusco. Vacalar. Caldeirada. Banhos de rio. Agostinho da Silva. Pinheiros. Cantares Alentejanos. Óbidos. Parque Mayer. Cortiça. Tino de Rãs. Fumeiros. O Teatro de Revista. Desgarrada. Milho-Rei. Cinemas Alfa. PoSAT-1. As línguas de veado. Loiça das Caldas. Vieira da Silva. Medeia Card. Cerveja. O Mirandês. Migas de Espargos. A Lagoa das Sete Cidades. Vindimas. A Adraga. Arroz de Cabidela. O Calçado. Pêra-Rocha. Soneto. Dança do Vira. Vinho da Madeira. A ginjinha. Alfarrobas. Gaiteiros. As termas. O cheiro a maresia. A espiga. Viriato. O bolo rei. Os leitores dos Pequenos Apontamentos.

by P.R e M.


nd - Esta é a nossa resposta para aqueles que dizem que só sabemos dizer mal de Portugal :)

Vocês imaginam que, na Basileia, os jornalistas têm de percorrer alguns metros, atravessar uma linha férrea, para ir até à sala de imprensa?!?! E que os jogadores têm um espaço muito mais exíguo para aquecer antes de entrar em campo?

Pobre Suiça, não teve dinheiro para receber o Euro como nós.

Santo António 2008

A noite estava quente. Às 20h o termómetro marcava os 30 graus em Lisboa e a capital preparava-se para receber a 65ª edição das festas populares em honra do Santo António. Mas coitado do Santo António. Lisboa, que está a virar capital do ecléctico mas com menos charme que uma vizinha Madrid, mais lixo e mais pobreza, encheu-se de um forró gay friendly, sardinha assada de improviso e gente, milhares de gente e pouco brilho.

Na Av. da Liberdade o estaminé montado desde as 18h prometia uma mega produção. Os índios à frente da pastelaria Suíça davam uma graça sul-americana à coisa, internacionalização seguida pelos imigrantes a vender bonecos jamaicanos, vacas e bois ou preciosidades do norte de África (artesanato, claro). Destaque para o rapaz de corpo perfeitamente esculpido a enfeitiçar os transeuntes com quatro bolas de cristal, a deixar muita gente de boca aberta no início da noite. Segue-se para as portas de Santo Antão, e as ruas estão empestadas de cheiro a brasas e a manjerico. Em 2008, a dose de sardinha ronda os 8 euros. Nos ecrãs, o Euro prossegue e a Áustria safa-se com o empate aos 92 minutos. São 5 as pessoas que batem palmas, nenhuma austríaca, pelo menos pelo jeito brasileiro com que falam. Dois turistas pedem sopa de legumes - alguém lhes devia ter dado uma ajuda com a selecção da ementa.

As marchas começam na televisão, tão perto da Av. da Liberdade é de estranhar não se ouvir nada. Furando lá se chega às barreiras que ladeiam o desfile, protegidas pelas crianças auto-autorizadas a ignorar o perímetro de segurança. É então que tudo começa. Horas, as marchas demoraram horas a percorrer a calçada improvisada. Os marchantes estavam cansados, as pausas entre desfile (obrigadas pela transmissão televisiva) eram insuportáveis, o staff furava as marchas sem o mínimo gosto cénico, as bandas chegavam a afastar-se 50 metros dos arcos... Em quase duas horas terei visto Sta. Engrácia e Carnide ( a primeira não ficou no top 10 e a segunda levou o 7º lugar). Pela Meia-Noite faltavam 7 marchas e estava-se mais uma vez em intervalo. Duas senhoras comentavam que pior era se se tivessem de "gramar os anúncios na avenida" - "imagina aí os anúncios a desfilar". As barreiras começavam a esvaziar... chutando para longe os tempos em que era preciso vir cedo para ficar na primeira fila. Os padrinhos também não estavam muito entusiasmados, as palmas eram arrancadas à força e a multidão que varria as ruas noutras direcções mostrava que a festa, a fazer-se, devia ir fazer-se a outro lado. Para quem não se queria embrenhar nas ruas do Castelo, a Veneza, aberta after-hours, foi uma boa solução. Já no regresso a casa, os repórteres da Antena1 aperfeiçoavam a arte de encher chouriços e criticavam, com muita palha, a esperada noite de Santo António. Que seria Lisboa, se fosse sempre assim.

Num cantinho do Martim Moniz, antes das ruelas da Mouraria, alguém cantava Quim Barreiros num palco improvisado envolto no fumo da febra e da sardinha. Pareceu-me um bocadinho mais genuíno.


Hum...

Portugal com mais mulheres a trabalhar que a média europeia

A taxa de emprego das mulheres em Portugal atingiu os 61,9 por cento em 2007, mais 3,6 pontos percentuais que a média dos 27 países da União Europeia, segundo dados que o Eurostat hoje divulgou.


Diário Digital

Isto faz de nós um país explorador que põe as mulheres a trabalhar, ou um país desenvolvido?

ohhhhhhhhhh

Acabou a greve! Estávamos todos tão contentes. Passei uma hora tão alegre à espera para pôr gasolina 98 a 1.68 o litro. Mas os meus compatriotas vieram cantar o hino para a rotunda e foi como se nada fosse. E já não bebo leite fresco há 3 dias. Mas está tudo bem porque olho lá para fora e há bandeiras nacionais a perder de vista, é como se estivessem todos solidários comigo.

Hoje de manhã liguei a televisão e tinha acabado a guerra. Estava tudo desiludido - os camionistas, os jornalistas, toda a gente. Confesso, fiquei deprimida. Ainda bem que só pus 10 euros de combustível, para enganar a reserva...

Não me apetece trabalhar. Alguém alinha?

A Selva

Em alturas de maior crise é constante ouvirmos deixas como “Com o Salazar é que era”, ou então outras com pretensões cómicas como “O que vale é que a mãe do Salazar agora está grávida de gémeos porque só um não conseguia endireitar isto”. E por mais que acho estranho estes comentários (PIDE, anyone?), acho que são o exemplo perfeito da falta de noção democrática que existe nesta terra.

Depois dos actos discutíveis dos pescadores, somos agora presenteados com a selvajaria dos camionistas. Nada contra a profissão, tenho familiares que são camionistas, mas o que tem acontecido nos últimos dias é apenas e só um caso de polícia. Todos temos direitos à greve e todos podemos reclamar quando achamos que algo não está bem. Agora apedrejar quem não segue a nossa luta e atropelar quem quer continuar a trabalhar já me parece um bocadinhooooooooo exagerado. Mas só mesmo um bocadinho.

E não me venham falar em aumentos dos combustíveis, em taxas e em tretas semelhantes. Se os camionistas sofrem do aumento dos combustíveis (coisa tão agradável para o comum mortal), nós sofremos o aumento dos preços provocados pelos aumentos dos transportes dos produtos. Será que devemos ir apedrejar os Continentes deste país, e atropelar as senhoras simpáticas das caixas?

Campeões!!!

Campeoõõõõõões!!!! Somos Campeões Europeus!! Yuppiieeeee! Vou-me juntar aos milhares de pessoas de todo este Portugal e vou sair para a rua até ficar afónico! Que grande jogo! Que "ganda" final!! Que grandes lances de futebol! 'Bora todos 'po Marquês!!

Ah? Foi só o primeiro jogo?! Ups...

Notícia do Jornal de Negócios:

"Nike acusou a Modelo Continente de estar a vender camisolas da Selecção Nacional de Futebol não licenciadas, apurou o Jornal de Negócios. Em causa chegou a estar um processo por contrafacção contra a empresa do Grupo Sonae mas a Modelo diz que estava autorizada por escrito pela Olivedesportos. A empresa de Joaquim Oliveira já terá reconhecido o erro."
Bem... Portugal anda se a esforçar para nos dar motivos de vergonha todos os dias... Então o grupo Sonae anda a vender camisolas (e os cachecois nao?) com o simbolo da Nike que são falsas? Que eu saiba as feiras é só uma vez por semana... Hilariante!

Ah Ganda UEFA!

É notícia em todo o lado: Porto suspenso 1 ano das competições europeias.

Argumentos clubístas à parte, cingemo-nos aos factos

  • O Porto foi condenado pela Liga por corrupção desportiva
  • O Porto aceitou a decisão e não recorreu
  • Este é um dos estatutos da UEFA: não é permitido "a participação de clubes envolvidos em actividade destinada a combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional», pelo que o organismo que rege o futebol"
  • UEFA avalia o caso
  • UEFA proibe a participação do FCP

Tão simples quanto isto. Maaaaaaaaaaassss algo me diz que o Porto em segunda instância vai ser absolvido. Espero estar enganado. Veremos.

É impressão minha ou o tipo a quem os gajos da Brisa, no anúncio da Via Verde, pedem para dar umas palavrinhas de agradecimento aos portugueses (sobre o bem que perder menos tempo nas portagens faz ao ambiente) é o SAPO DA ADSL?
Quem são os criativos por detrás destas publicidades????

Ai é?

"Choca-me que um cidadão português vá pagar impostos a Espanha e venha usufruir das estruturas rodoviárias em Portugal." Ferreira de Oliveira, Presidente da Galp

Olhe e a mim choca-me que uma empresa portuguesa venda combustíveis em Espanha mais de 20 cêntimos mais baratos! Vá mas é bugiar caro senhor! Haja descaramento!

Hoje fui às finanças e deparei-me com este cartaz, que ao que parece tem merecido muito elogio, que nos brinda com o motivador slogan: "Se todos pagarem os impostos, você paga menos" e nos impele a pedir sempre factura. Obrigado, dizem eles. Mas que grande lata, vão-se mas é lixar. Então eu é que ainda tenho de andar a fiscalizar o que o Estado não faz, senão pago o que os grandalhões e outros mais pequenos não pagam. Que as coisas são assim, a gente já sabe, mas este tipo de mensagens cínicas, caloteiras à descarada é no mínimo utilizar uma cenoura podre para fazer de nós parvos. Essa missão deve ser aliás a única coisa que a idiota da funcionária da repartição deve ter retido da formação, ao fazer-me estar 40 minutos à espera que passassem duas senhas, atendendo três atrasados sociais fora da vez, e chamando-me por fim mentirosa, "não vê que tenho aqui a senha f14" (deixada pela senhora que foi atendida antes), com os anormais dos gajos atendidos na vez já da pessoa que devia ser atendida depois de mim a abanarem a cabeça que sim.

Inacreditável

E quando eu penso que o país já tinha caído no fosso por hoje, eis que uma notícia do Correio da Manhã me demonstra o contrário:

"A poucas horas de o FC Porto entregar na UEFA a contestação à nota de culpa, que pretende o afastamento dos azuis-e-brancos das competições europeias, o clube já prepara a defesa para a instância de recurso. [...] A tensão no Dragão é grande e a esperança reside agora no Comité de Apelo da UEFA.Onde o FC Porto encontrará o juiz AntónioMortágua, ex-presidente do Conselho de Disciplina da FPF e tido como próximo de Pinto da Costa e de outros arguidos envolvidos no ‘Apito Dourado’.

Recorde-se, aliás, que António Mortágua foi uma das testemunhas arroladas por Valentim Loureiro aquando da instrução do processo em julgamento em Gondomar, tendo também o juiz sido suspeito de ter contactado Pinto da Costa nos dias em que aquele se manteve foragido à Justiça.

O mesmo magistrado foi também alvo de escutas no mesmo processo e há conversas transcritas do juiz a Pinto de Sousa, Pinto da Costa e Valentim Loureiro. Há ainda uma mensagem enviada para o telemóvel do então presidente do Boavista, na qual o juiz conselheiro se manifestava solidário com o major, depois da sua prisão. "A amizade supera isso tudo", disse então o magistrado ao Loureiro filho."

Mas está tudo louco? Serei o único a achar isto uma autêntica palhaçada??

Conversa de ontem na reunião editorial do Público:

Sujeito A – Então amanhã o que é pomos na capa?
Sujeito B – Pah… não sei. Vamos lá ver o que é que temos: o leite aumentou 14%, o petróleo também não pára, o número de endividados aumentou outra vez, o preço do peixe quadruplicou, cheias na Alemanha mataram várias pessoas etc.
Sujeito A – Pois pá… não sei. Acho que para capa não há nada assim que me convença…
Sujeito B – Sim, mas temos que nos decidir
Sujeito A – O que é que andará a fazer a selecção?
Sujeito B – Supostamente a treinar, vamos ver as agências noticiosas
Sujeito A – O que?? O Cristiano com gelo À volta do calcanhar?? Temos foto?? O nosso menino está aleijado?? Epá isto é que é interesse público!!
Sujeito B – Tens toda a razão. Já temos capa! Ehehehe!

Resultado final:



Numa palavra: vergonhoso!

Ódios

Todos nós temos odiózinhos de estimação. Eu não fujo à regra. No entanto, se há aquelas pessoas com quem não simpatizamos pelo que quer que seja há outra que odiamos profundamente. Hoje cimentei uma forte antipatia num ódio declarado. Juro que me apetece partir requintadamente todos os ossinhos deste sujeito. Um a um, desfrutando plenamente da dor causada de quem merece ser atropelado por um camião-cisterna. E, acreditem, estou a ser meigo.

Santo Amaro, 2 de Junho de 2008


"Cristiano Ronaldo segue em direcção à casa de banho, finta Quaresma, passa pelo Pepe desaperta a braguilha e acerta de forma triunfal no urinol! É a euforia! Os milhares de portugueses que acompanham a selecção aplaudem entusiasticamente mais uma grande jogada de Ronaldo!"

Agora a sério. Todo este movimento que se criou à volta da selecção deixou de ser apoio para ser uma autêntica palhaçada. São milhares à porta do hotel, são milhares à espera no aeroporto, são milhares de pais que levam as crianças, naquele que é o seu dia, a estar um dia inteiro à espera de ver os jogadores de selecção. E na Suíça? Bem... aí é a explosão orgásmica de euforia! Os também milhares de pessoas que esperam a selecção em vez de bandeiras trazem, segundo imagens da TVI, broa de milho, sardinhas assadas, carapaus, miniaturas de espetadas e a bela da saladinha num também belíssimo alguidar vermelho. Mas atenção! Sem tomates pois "os maganos cá na Suíça não pegam, arrebentam todos". Ah gandas tugas!! É assim mesmo!!

ps -não me interpretem mal. Eu também me considero um apoiante da selecção e sábado lá estarei a ver o jogo. Agora não me peçam é para ir para a rua com um caldinho de verde e com entrecosto assado à espera que a camioneta com os jogadores passe!

Já davam uma dose de valeriana aos repórteres da SIC, TVI e RTP... Até já me dói a cabeça com tanto histerismo à volta do autocarro da selecção, do abraço institucional ao presidente, dos sapatos bicudos de verniz do fato oficial desenhado pela Fátima Lopes e dos 5 minutos de loucura para tentar saber que música é que o Scolari pediu ao motorista para pôr a tocar até ao palácio de Belém.

Mas viva Portugal!


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.