Do fundo do baú V


Depois deste anúncio, os Alex's cá do burgo nunca mais tiveram sossego.

amanhã lá Vamos nós. os olhos, ao final da tarde estarão focados na curva do monte. A mesa estará posta, a família reunida e a festa montada. os funis estarão no sítio do costume, alinhados na mesa de sempre ao lado da famosa pipa.

mas apesar de bebermos todas estas sensações a verdade é que agora falta sempre algo para encher completamente o Coração. faz-nos falta as suas brincadeiras, os seus conselhos, o conhecer dos seus passos ao descer da rua. connosco, só as memórias das viagens de moto para a ribeira, de ter que voltar atrás por ter perdido a bota, do ir comprar um par de sapatos usando um pau que cuidadosamente tinha medido o pé, as vindimas, a sopa ao pequeno-almoço, o sorriso rAsgado de quem nos via a beber às escondidas o “vinho-doce”, o correr descalços pela rampa abaixo com medo do cinto que hoje sabemos que era tão inofensivo, o esperar pela sua “miguinha” apesar de estarmos cheios, os olhos brilhantes quando via a família reunida, o Sumol dividido meticulosamente …

E foi nestes entretantos que crescemos, aprendemos e que se reforçaram cuidadosamente laços que hoje subsistem. amanhã Lá estaremos. e sabemos de alguma forma, de algum lugAR te estarás a rir connosco. e ai o coração aquece-se mais um bocadinho.

A gasolina



Facto nº 1 - As gasolineiras sempre justificaram o aumento dos combustíveis pela subida do preço do gasóleo.

Facto nº 2 - Desde há duas semanas para cá o petróleo tem vindo a descer sucessivamente.

Facto nº 3 - Hoje o Barril de petróleo está abaixo dos 129 dólares.

Facto nº 4 - 129 doláres era o preço do gasóleo no final de Maio

Facto nº 5 - O gasóleo hoje está a 1,418 e a gasolina a 1,513

Facto nº 6 - No final de Maio o gasóleo está a 1,35 e a gasolina a 1,46

Facto nº 7 - As gasolineiras são gananciosas e mentirosas.

Facto nº 8 - O nosso governo continua impávido e sereno face a mais um escandalo

Facto nº 9 - E não é que a Manuela Ferreia Leite também?

O caso Maddie


É oficial, a Procuradoria-Geral da República arquivou o caso Maddie por não existirem provas suficientes para constituir uma acusação aos arguidos. Provavelmente nunca saberemos o que aconteceu a Maddie. Para a história fica apenas o nome da Policia Judiciária manchado pela incompetência, descontrolo e incapacidade demonstrada. Para além disso, acho que é notório que este caso teve o desfecho que teve por influências e pressões políticas. Senão façamos um paralelismo com o caso Joana: as crianças desaparecem e nunca mais são descobertas, são encontrados vestígios de sangue numa casa, e vestígios de ADN num carro assim como cheiro de cadáver nas roupas e brinquedos. A mãe da primeira criança é constituída arguida, fica presa preventivamente e é espancada até confessar. Os pais da segunda criança criam um alarido mundial nunca visto, visitam o Papa, contratam os melhores RP’s e advogados, Gordon Brown pressiona Sócrates, é constituída arguida e volta para Inglaterra. Meses depois o caso é arquivado. Ah, e não se admirem se o casal McCann ainda vier lutar para a justiça por uma indemnização…

M. venceu todas as barreiras, alarmes e demais entraves e fotografou não mais, não menos que... sim, meus senhores, a magnífica Guernica de Picasso.

Com os funcionários do Museu Rainha Sofia, o sítio com mais Picassos, Dalis, Mirós e outros amigos modernos por metro quadrado e tão perto do nosso querido Portugal, a dar completamente em doidos com M. e outros companheiros de profissão autorizados a fotografar o infotografável, o intocável, o inviolável.

Com tamanha adrenalina, sem uma máquina fotográfica digna da especial autorização para fotografar e habituada a esconder-se atrás de colunas ou dentro da mala para levar souvenirs fotográficos às escondidas de cada museu que visita, M. nem conseguiu focar...

Os restantes mortais que Sábado de manhã visitaram o museu caíram prostrados de inveja e admiração perante os excelsos M. e amigos dos vários cantos da Europa. Poderosos ante as sucessivas humilhações de velhinhos e pais de família que pisavam a linha de segurança invisível e eram bombardeados por um alarme-sirene e pelos "no lo puedes" dos seguranças.

Io lo posso, io lo posso, io lo posso, io lo posso, io lo posso, io lo posso, io lo posso.

Cá está mais uma vez:


Estou em crer que o que terá levantado mais suspeitas foi quando os colegas ingleses começaram a tirar fotografias de grupo com o Guernica de fundo... um acto de um carácter jornalístico e histórico incalculável.

Tão incalculável que os olhos dos demais mortais até faiscaram.

Foi um fim-de-semana com muito trabalho como podeis ver.





Uma das últimas medidas do governo foi, imagine-se, a instituição de um dever, pela parte dos cidadãos de comprar (10 euritos) e instalar no seu carro um chip de identificação. Objectivo oficial? Reduzir a sinistralidade (já estou a imaginar… travagem busca, o chip devido à sua inteligência artificial percebe que o carro vai embater em qualquer obstáculo, transforma-se numa bolha gigante e salva a malta de chatices), pagar portagens (Via Verde, anyone?) e dar informação às autoridades sobre o seguro e a inspecção (então e aqueles quadradinhos ridículos que pomos no canto direito do vidro são para?)

Como já devem ter percebido acho esta uma medida ridícula, para além de me parecer ser um tanto ou quanto anti-constitucional e mais uma maneira de receber mais uns milhões à conta de multas. Mas isso já são outros quinhentos. A pergunta que se coloca quem é que vai produzir estes chips? Alguém duvida que será um tio, ou um primo ou até mesmo um irmão do ministro? Viva a vigarice! Viva a teoria da conspiração!

Do fundo do baú IV


O anúncio mais conhecido de sempre? Talvez. A verdade é que toda a gente conhece este clássico da publicidade portuguesa. Eu não fui um fã, mas conheço pessoas que ainda hoje se deleitam com uma bela pratada de... Cerelac!

ps - E ainda hoje continuo a achar aquelas gémeas algo sinistras...

Como os mais atentos deverão saber realizou-se nestes dias a reunião dos G8 que teve como grande tema de debate o aumento dos preços dos alimentos e escassez de comida nos países mais pobres. Ora bem, o primeiro contra-senso começa logo com os 8 países, supostamente, mais industrializados do mundo, ou seja os EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Rússia e Canada. Onde está a China? Fará sentido reunir-se os países mais industrializados e não incluir a potência que é a China, que é só a quarta maior economia do mundo e a maior produtora de alimentos do mundo?

Mas nem vou por aí. O que me deixa boquiaberto é que estes senhores, juntamente com outros chefes de estado, se sintam confortáveis a estar sentados num jantar onde são servidos, entre sobremesas e entradas 24 pratos diferentes. Sim, 24! O manjar incluía especialidades de tudo mundo, regados com cinco tipo de vinhos diferentes. Tudo confeccionado pelos 25 melhores cozinheiros do mundo. Isto, recordo, numa conferência subordinada à fome e escassez de alimentos. E como é que isto se sabe? Porque a organização ainda teve o despudor de enviar a ementa para os meios de comunicação social. Viva a hipocrisia declarada!

Feitas as continhas todas, esta conferência do G8 custou uns “míseros” 358 milhões de euros. Quantas bocas se alimentariam com esta quantia? Quantos agricultores e plantações se poderiam ajudar com um 10% desse valor? Pois…

Vamos ver quem aguenta mais tempo debaixo de água. Não vale morrer.

A "terra"


“A terra”. “A minha terra”. Eis uma expressão bonita. Quente. Apaixonada. Aconchegante. Mais do que o sentido literal, sobressai desta palavra uma conotação afectiva forte. Todos a têm. Uns mais perto, outros mais longe. Para alguns é o sítio onde nasceram e cresceram. Para outros são as aldeias onde os pais foram criados e onde passam as férias de verão. Para alguns é apenas um sítio especial que adoptaram como seu. E se alguns vivem na sua “terra”, outros olham a “terra deles” como o seu refúgio, o seu ninho. Na “terra deles” as pessoas olham pelas janelas ansiosas por ver na curva o carro a descer a serra. Na “terra deles” avós, tios e primos reúnem-se no “ninho” principal ansiosos pela chegada dos seus com a mesa posta. Na terra deles, o dia da aldeia é mais preenchido com a chegada de visitantes. Dos filhos da “terra”. E quando “eles” chegam à terra que é "deles", o coração enche-se de aconchego. Os “Olá como está? Há quanto tempo…” multiplicam-se acompanhado de uns “Ai meus Deus como está crescido! “ suavemente direccionados aos mais novos que sorriem corados. Quando “eles” chegam distribuem-se atabalhoadamente abraços, sorrisos e beijos regados com algumas lágrimas. Quando “eles” chegam, ali ficam. Sentados à lareira no Inverno, ou debaixo da laranjeira no Verão. À espera que o tempo não indique a hora de voltar da “terra deles”, à terra de todos.

Cansado da rotina diária? A precisar de uns diazinhos diferentes? Quer viajar? O Pequenos Apontamentos tem a solução para os seus problemas. Após muitas e longas negociações, daí o período de menor actividade do blog, conseguimos fechar uma parceria com os nuestros hermanos responsáveis pelo projecto "Simuladores".

Mas que projecto é este, perguntam vocês e muito bem. Então é o seguinte , por uns modestos 400 euros, os nossos parceiros entram em acção, seguindo-vos no dia a dia e traçando o vosso perfil. Quando menos esperar são raptados e mantidos em cativeiro o tempo que aguentarem a pão e água. Divertido não? Aliás, terapêutico segundo as palavras de um dos nossos parceiros:

«Pensámos que isto pode ajudar as pessoas a experimentarem sensações fortes. Até pode ser uma espécie de terapia», afirmou um dos três sócios da empresa, Manel Fontmillá.

Estamos neste momento a aceitar inscrições de pessoas que queiram usufruir da experiência mas também temos um pacote especial para aniversários e despedidas de solteiros. Até agora o pacote mais apetecível tem sido o da celebração das bodas de prata.

Vá lá nós sabemos que vocês querem! E pensem connosco, em mais nenhum sítio conseguirão uma proposta tão aliciante: 400 euros por uma viagem a Barcelona, com a alimentação e alojamento incluídos, durante o tempo que quiserem/conseguirem. Porreiro, ah?

Do fundo do baú III



O café de ontem teve com grande temática os desenhos animados do passado, mas não vou desvendar aqui pois vão ser temas de próximos destaques. Acontece que aliado aos desenhos animados vem também, pelo menos para mim, as séries de culto e até mesmo as telenovelas. Existiram muitas que marcaram mas hoje, por ser uma ocasião especial, resolvi escolher uma que sei que também é muito especial para uma certa pessoa... Senhoras e Senhores, convosco: Tieta do Agreste!

Não sei se alguma vez vos ocorreu esta questão e se teriam o je ne sais quoi para dar a resposta que aqui o nosso amigo Ian Usher lhe deu.
Depois de se divorciar da mulher, Mr. Usher, 44 anos, resolveu pôr a "vida inteira" a leilão no Ebay e conseguiu angariar 192 mil libras, que é como quem diz para cima dos 200 mil euros.
No pacote da "vida inteira" vão bens materiais e espirituais, enfim, o passado do homem.
É a Nova Catarse diria eu. Oh trágicos gregos, dobrem-se ante os insondáveis caprichos da Humanidade.

Medo, muito medo...

Todos nós tivemos grandes pancadas musicais quer seja pelos Backstreet Boys ou pelas Spice Girls. Pronto, era normal. A adolescência dá para isto e nada melhor que duas ou três musiquitas que ficam no ouvido a cantar por pessoas anatomicamente polidas para impressionar as hormonas. Agora meus amigos, uma coisa são pancadas outras completamente diferentes são os traumatismos cranianos da pitalhada fã dos Tokio Hotel.

Calma. Vamos por partes. Que eles gostem da girls band a mim é não me afecta minimamente apesar de não compreender (sim, porque o concerto em Portugal que eles cancelaram não teve haver com problemas de garganta. Sei de fonte segura que foram os pontos da mudança de sexo do Bill que rebentaram!) O que me faz quase começar aos pares de estalos a pais e filhos é, por exemplo, estarem uma semana a acampar à frente do Pavilhão Atlântico! É ir ler a crítica do blitz (a minha vertente masoquista…) e deparar-me com estas fotos:


Ok, simples e conciso: se tivesse uma filha, com alguns 12 anos, que fosse para um concerto, se começasse a despir e depois ainda pusesse um sorriso orgulho na cara no momento da foto, amarrava-a ao pé da mesa e ficava a uma semana a pão e água.
Mas calma que há pior:


“Tom I have XXL Condoms”??????? WTF? Amiga… para quê? Não gastes dinheiro desnecessariamente. Compra antes uma burka para esconderes a carinha.

Depois ainda só presenteados com pérolas como estas:
“Há mulheres (mães que acompanham as filhas e, em muitos casos, também conhecem as letras), raparigas adolescentes e muitas, muitas meninas, como a criança de oito anos que vimos de mini-saia branca, leggings pretos com a palavra "sexy" estampada e lábios pintados de batom negro. A seu lado, a mãe acode-lhe nos momentos de maior excitação.”

Há muitas razões para a Assistência Social tirarem os filhos aos pais: fome, maus-tratos, trabalho infantil… Sugiro que a uma mãe que deixe uma filha de oito anos ir a um concerto de mini-saia e com a palavra sexy estampada seja retirada a criatura com a impossibilidade total de lhe voltar a por a vista em cima. Pode ser que ainda se vá a tempo de tornar esta criança atormentada numa pessoa saudável...

E pronto, assim se destrói a esperança de uma pessoa num futuro melhor

ps - fotos e citações retiradas daqui.

Picatchuuuuuuuu

Todos estamos habituados a chegar ao carro e a ter papeis entalados nos limpa pára-brisas. Bom, pelo menos comigo é frequente ter panfletos da telepizza, clínicas dentárias, mestres esotéricos, soluções mágicas de emagrecimento e, volta e meia, algumas multas. Mas hoje percebi a dimensão do fascínio que o carro dos outros exerce sobre a mente e mão alheia. Quando regressei ao carro, estacionado numa daquelas esquinas meio duvidosas meio cobiçadas por quem sonha um dia poder viver no coração de Lisboa, que é como quem diz ali as traseiras do jardim do Príncipe Real, tinha nada mais nada menos do que dois novos amiguinhos sorrateiramente instalados no capô: Um picatchu, um valente picatchu de peluche, limpinho e tudo, e uma ursinha de vestido com um ar amoroso e lacinho nas orelhinhas. Lindos.

Claro que o meu primeiro pensamento, visto estarmos perto de uma embaixada, foi tratarem-se de bonecos mártires prestes a rebentar-me nas mãos.

Ainda assim, retirámo-los cautelosamente e ficaram por lá, num pedaço de calçada escondido na sombra. São cada vez mais curiosas as personagens com que nos cruzamos no correr dos dias.


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.