Uma querida...

Hoje, na praia, com a minha irmã.

Eu - S. diz lá, estou mais gordinho não estou?
S - Naaaa... Só pareces uma lontrinha...

É esta a irmã que tenho... Enfim...

"O" campeão


O recorde de Carlos Lopes na Maratona Masculina, foi hoje finalmente batido por Wansiru, um prodígio queniano de 21 anos. Este record olímpico durava há 24 anos (!!) e era, salvo erro, o recorde mais antigo dos JO. Numa altura em que surgem novos campeões e ídolos, julgo fazer sentido enaltecer o espírito, o sacríficio e o brilhantismo daquele que para mim foi e é o melhor atleta português de sempre.

Provocaçãozinha

O Benfica deve ser o único clube no mundo que tem mais medalhas que o seu país...

- O windows recuperou de um acontecimento inesperado.
- queres falar sobre isso?



Aposta arriscada. Mas... o que é que perco se falhar?

Campeã

E ao 13º dia, a primeira medalha pós Tugas! Esta não falha! Parabéns Vanessa!

p.s - Incrível o discurso de Obikwelu depois de falhar a final dos 100 metros. Há aí muita boa gente, que se queixa de lesões, árbitro e afins que devia olhar bem para este português. Podia ser que ganhassem juízo, humildade e fairplay.

No início da manhã num dos dias deste fim-de-semana prolongado. Av. da República deserta, claro. A caminho do trabalho.

... - A senhora é casada?
M. - Desculpe?
... - Se não, quer casar comigo?
M. - ;) Não, obrigada.

I'm a new soul

Noutro dia, anteontem ou assim, acordei decidida a ser uma pessoa mais sorridente com os outros. Os outros aqueles que nos trazem o café, que nos dizem é um euro, que não nos ajudam a abrir a porta, ou que não a seguram por mais um segundo quando vamos a passar, aqueles que esperam por nós para se decidir a atravessar a passadeira, ou o meio da via. Enfim, os outros. Estava tudo a correr bem. Os resultados da minha decisão eram mais que visíveis para os segundos, diziam ah que bem, que simpática. Eu respondia com pompa, é o meu novo eu. Pois durou pouco, não minto quando digo que ter a opção sorriso em default é uma das experiências sociais mais curiosas e satisfatórias que experienciei nos últimos tempos, mas, para nossa segurança, mais vale não meter a cruzinha no do not ask me again do pop-up enervante, que afinal mais não faz do que dar-nos hipótese de reacção. Então a cena aconteceu no Pingo Doce, claro... como a maioria das situações desagradáveis que me acontecem. Caixas desertas e quase todas abertas (vá lá!), portanto uma ou duas pessoas a pagar em cada uma. Escolhemos uma ao calhas, esperamos um bocado e num vrummm passa-nos uma senhora à frente, criança ao colo e companheiro ao fundo, com o cesto de compras. A senhora ultrapassa-nos, ultrapassa-nos com algum delay o marido e ela diz pronta à funcionária "Esta é a caixa prioritária não é?!". Todos sabemos que a manha da criança ao colo é muito utilizada nas finanças e segurança social. A minha mãe, portanto tenho a quem sair, diz à senhora - "tem razão, mas não é a senhora que anda às compras, é o seu marido". O que se sucedeu depois foi também uma experiência social, mas das mais cabotinas e humilhantes que tenho experimentado nos últimos tempos. A criança ao colo, 18 meses, era deficiente - não andava. A senhora praguejou, referiu direitos atrás direitos, berrou, berrou (o marido a pagar e a ensacar as compras), a senhora do Pingo Doce abanava que sim a cabeça, pensando para os seus botões que grandes bestas - eu e a minha mãe - e todo o povo reunido ali no pré-pagamento fulminou-nos reprovador. Por respeito ao nervosismo da senhora e ao abraço apertado em que tinha o filho, engoli em seco. Quando marido terminou o que veio fazer ao supermercado, retiraram-se os três mais o seu fado, deixando-nos a sós com a funcionária da caixa. AH AH AH Senti-me regressar aos velhos tempos. Senti aquele gaguejar interno de querer ser assertiva e, numa expressão ainda com um quê de sorriso e a meio tom, pedi-lhe o livro de reclamações. Que eu saiba, se estiver grávida ou com uma criança de colo e se for passear com a família não tenho direito aos quatros bancos vermelhos do comboio.

Do fundo do baú VI

Ontem numa conversa entre amigos, lembrámo-nos deste célebre anúncio. Chegou à televisão no início da década de 80, envolvia um nascer do sol, um carocha e um instrumento bastante esquisito que a senhora encontrava no porta-luvas num meio de muita tralha (agora é que me dou conta que aquilo não era muito higiénico. Ou é a ASAE que nos tornou picuinhas?). Ainda não chegaram lá? Então carreguem no play...

O assalto deprimente

É impressão minha ou assaltar um banco que fica à frente de uma prisão revela muita pouca auto-estima e confiança dos assaltantes?
Que desgraça de país, até os criminosos já andam deprimidos. É a crise meus amigos, é a crise...

Toca a casar, arranjar namorada, ou fazer mais amigos. A partir de hoje quem gostar de andar sozinho, afastado de grandes agitações sociais, sentirá o peso na carteira. Passo a explicar: saiu hoje um decreto-lei que revela que quem chegar a Lisboa sozinho, de carro, pagará mais portagens. O objectivo é, dizem, melhorar a qualidade do ar. Agora pergunto eu: então e as as consequências psicológicas e emocionais de tão cruel lei? Eis o que acontecerá a partir de hoje:

Condutor: Boa tarde

Senhora trombuda descontraidamente sentada na casinha: Boa tarde, Então veio sozinho?

Condutor: Sim venho.

Senhora trombuda descontraidamente sentada na casinha: “Sabe que vai pagar mais por isso, não sabe? ”

Condutor: Sei sim senhora

Senhor trombuda descontraidamente sentada na casinha verde: “Então e diga-me lá, não tem uma namorada, ou um amigo ou alguém da família para trazer consigo? Não quer dar meia-volta e ir buscar alguém?”

Condutor: Não, a minha namorada deixou-me levando todo o meu dinheiro. Sem dinheiro foram se os amigos. Quanto a família tenho 60 anos, sou filho único de pais que eram filhos únicos… (começa a chorar compulsivamente)

Senhora já mais contente descontraidamente sentada na casinha verde: “Vá deixe lá… isso acontece-me todos os dias. Também é só mais 20% não é uma fortuna. Olhe e se me permite a sugestão, sou licenciada em psicologia mas acabei por vir para aqui trabalhar. O que acha de marcarmos uma consultitas semanais ?


Lembram-se do Magalhães, o “Primeiro Computador portátil Português”? Pois bem meus amigos, estamos perante o vencedor provisório do prémio “O maior embuste do ano”. Provisório porque à velocidade que o governo de Sócrates comete trapalhadas ainda teremos que rever este vencedor.

E embuste porquê? Passemos aos factos. No pomposo e mediático evento de apresentação mundial do Magalhães, Sócrates revelou ao mundo o primeiro computador português, criado por empresas nacionais em parceria com a Intel , com o objectivo de dotar as crianças portuguesas de novas ferramentas informáticas. E mais, o objectivo era mesmo exportar o Magalhães para todo o mundo havendo já negociações com África, Europa e América Latina.

Pois bem, demos então um saltinho aqui. Pois… afinal o nome original de Magalhães é Classmate PC. Este é um portátil de baixo custo destinado a países subdesenvolvidos e que já é vendido há muito tempo na Amazon. Disponível desde 2006, o Magalhães é conhecido por «Anoa» na Indonésia, Mileap-X series na Índia, Jumpc na Itália e Mobo Kids no Brazil.

Sócrates limitou-se a seguir o exemplar e criar uma marca do mesmo computador para Portugal. Daí a chamá-lo de lançamento mundial do primeiro computador desenvolvido por empresas portuguesas vai um longo caminho. Caminho esse que se chama demagogia política.

Onde é que anda....

Cristina Caras Lindas

"Pessoas simples, mas bonitas"


A comunicação ao país do Presidente da República causou e está a causar bastante burburinho na classe política. Se o Presidente da República interrompe as suas férias para se dirigir ao país deve ser por uma questão importante, pensámos todos. Aparentemente a montanha pariu um rato chamado estatuto Político-administrativo dos Açores. O cerne deste estatuto, que fora rejeitado pelo Tribunal Constitucional, é que com a sua entrada em vigor Cavaco Silva, para dissolver a Assembleia açoriana, terá primeiro que ouvir o presidente desse órgão e da região autónoma e só depois passar à dissolução. Com o actual panorama, o PR precisa apenas de consultar o Conselho de Estado e os partidos políticos. Tem isto força suficiente para motivar tamanho alarido mediático? Não creio. Mais do que alertar para uma questão relativamente importante (o PR terá apenas que consultar os dois presidentes tendo em vista a sua opinião. Não me parece muito descabido), Cavaco Silva quis passar alguns recados:

1 –PR demonstra aos portugueses que se preocupa com o país e que mesmo estando de férias está presente. É uma oportunidade para uma maior destaque mediático quando, como sabemos, o parlamento está para férias.

2 – Revela um PR preocupado (excessivamente?) com os seus poderes consagrados na Constituição

3 – Coloca todos os partidos políticos em sentido (o estatuto foi unanimemente aprovado)

4 – Desmarca-se publicamente, e pela primeira vez, do Governo de Sócrates (curiosamente quando saiu uma sondagem que revela a percentagem de voto mais baixa desde que começou a governar)

Agora pergunto eu: a situação com a greve dos camionistas não era bem mais passível de uma comunicação ao país para serenar os ânimos? Pois, mas era uma questão politicamente complicada…

Ps – Quem foi o primeiro presidente de partido a responder a Cavaco, quem foi? Manuela Ferreira Leite. Curioso…


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.