…que uma aventura ao meu melhor nível que, pelo menos, serviu para esclarecer uma duvida existencial.


9h05. Saio da casinha nova todo pimpão para ir para o trabalho. “Ah hoje vou experimentar um caminho novo. Vou pela A5”. E por aí fui alegre e contente com o saquinho do almoço numa mão e na outra o saco do lixo (é a primeira vez hà largos anos que me lembro de levar o lixo de manhã. Isto de ter casa própria muda mesmo um gajo. Mas isso fica para outro post)

Entro no carro e aí vai ele. Alguns quilómetros à frente aparece a placa “300 metros para a portagem”.


Começo a reduzir ao mesmo tempo que procuro a carteira que normalmente ponho em cima do banco. Nada. Começo a procurar nos bolsos do casaco. Nicles. Nas calças. Rien de rien. Chego à portagem. 0,30 cêntimos. “Epa devo ter para aqui umas moedas”. Procuro e encontro 10 cêntimos… Nada feito. A esta altura já a fila atrás de mim era considerável. Ao fundo ecoavam as primeiras buzinadelas.

- Bom dia – digo eu – deixei a carteira em casa por lapso. Há algo que se possamos fazer?
- Sim, sim claro (respiro de alívio). Só preciso do seu BI.
- Ah… pois o problema é que o BI está na carteira…
- Hum (a senhora pouco simpática e menos bonita apresentava já sinais de alguma irritação). Então dê-me a sua carta.
- Tal como o BI... está na carteira
- Mas você põe os documentos todos na carteira??
- Ah… sim… (não será para isso que ela serve??) Mas então que podemos fazer?
- Pois sem documentos nada feito. Vai ter de dar a volta para trás, encostar ali no parque e esperar que alguém lhe venha trazer a carteira!
- (estado total de estupefacção) Ok… marcha a trás numa portagem? Com uns 10 carros atrás de mim?
- Que quer que lhe faça? Não fui eu que me esqueci da carteira!! (neste momento a mínima simpatia da senhora tinha se diluído ao mesmo tempo que aumentam o volume e o número de buzinas)
- Então mas não há nenhuma forma de passar um recibo e depois venho cá pagar? (como me senti parvo a fazer esta pergunta só eu sei)
- Não sei. Deixe-me falar com o meu chefe.

Lá liga para o senhor trocando uns “ok, sim senhor”, “tudo bem” e “vou tratar disso”.

- Pronto… vou-lhe passar uma nota de pagamento (de 0,30 cêntimos, recorde-se). Tem de pagar no multibanco ou noutra portagem qualquer.
- Ah ok! Muito obrigado!!

Hora de chegada ao trabalho: 10:20. Que maravilha! Agora só falta mesmo ser parado numa operação stop sem documentos. Seria outro espectáculo quase circense. Mas pronto… ao menos esclareci a dúvida que me atormentava: podemos ficar descansados, mesmo sem dinheiro podemos passar nas portagens! :)


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.