Penso que é normal e universal que cada pessoa tenha aquele "lugar" especial. Aquele sítio onde vai quando precisa descansar, tomar decisões, ou simplesmente desfrutar do prazer volátil de não ter que pensar nem fazer nada. Todos o temos. E se o Douro até agora era "o" sítio especial, aos poucos e poucos um outro "lugar" vem ocupando maior destaque. Não que tenha lá ido muitas vezes, na verdade foram 3, mas é sempre um local de renovação, quer física quer mental.

Mas se os lugares valem muitas vezes por si mesmos, há outros que valem pelos momentos que partilhamos com os outros. Seja no Zimbório, à volta da mesa a jogar à sueca, a tirar 456 fotografias para termos uma perfeita, seja a comer um bolo que tentamos mostrar que adoramos para não dar parte de fracos. É especial. E é-o por ser autêntico, por não termos quaisquer condicionantes de revelar o quão disparatados podemos dizer ou ser. E, sobretudo, por haver uma certa comunhão natural e intrínseca. Ali “somos” e “existimos”. Todos diferentes, obviamente, mas aceitando e divertindo-nos com as pequenas diferenças que constituem o mundo daquelas pessoas.

Há coisas que não consigamos explicar. Esta é uma delas. Apenas sei que se gosto muito do "lugar", gosto muito mais deles. Intrinsecamente.

4 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Viana do Castelo é "esse" lugar para mim. Especialmente quando vou ao Natário comer bolas ou manjericos, ou outra coisa qualquer.  

  2. M. disse...

    A minha bisavó, de quem terei sempre o facto de como ela me chamar m., era de Viana. Não costumo lá ir muito mas há não muito tempo apanhámos por lá o entardecer e senti-me de volta às origens. Não sei que é isso do Natário mas fomos lá a uma pastelaria grande e simpática lanchar.  

  3. ikea disse...
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
  4. Anónimo disse...

    Há vários lugares marcantes que o são exactamente por nos fazerem lembrar momentos que passámos com pessoas de quem gostamos. Se não houverem pessoas, para que quero o lugar? Há vários locais espalhados por aí, mas mais espalhadas estão as tais pessoas que conhecemos, e essas é que fazem falta... O sítio onde elas estiverem é o lugar especial.  


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.