O mundo pode acabar amanhã


Não, não é nenhuma brincadeira. É, aliás, algo bastante grave. Apresento-vos o LHC (Large Hadron Collider) o acelerador de partículas mais potente alguma vez criado e que entrará amanhã em acção. Considerado por muitos a maior máquina construída pelo homem, esta situa-se num túnel com 27 km, onde os protões serão acelerados num anel de colisão colidindo-os quando estiverem na sua máxima velocidade. Isto gerará temperaturas 100 mil vezes mais elevadas que as do centro do sol…

O pequeno problema é que, segundo alguns cientistas, existe uma hipótese, embora muito remota, que tamanha quantidade de energia possa originar vários acidentes naturais, como tsunamis e terramotos, ou até mesmo um buraco negro com consequências apocalípticas, através do qual a Terra seria engolida. Foram interpostos vários pedidos a tribunais que impedisse tal evento, mas a verdade é que o LHC vai mesmo ser ligado amanhã.

Os senhores por detrás da obra já vieram a público dizer que foram feitos vários estudos que compravam toda a segurança da máquina. O problema é que o 0,00001% de hipótese existe. Ah! Isto tudo para comprovar teorias acerca do Big-Bang, nomeadamente a origem da massa das partículas subátomicas e dimensões de espaço. Ou seja, algo que não terá nenhuma consequência directa na vida das pessoas.

Claro está que, quase de certeza, nada vai acontecer amanhã. Mas é este “quase” que traçou, na minha opinião, um novo rumo na história da humanidade. Pela primeira vez, havia o risco, mínimo é certo, de a ambição do homem pelo conhecimento originar o seu desaparecimento. E pela primeira vez o Homem deu um passo à frente. Veremos o que se seguirá…

0 comentários:


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.