Pobre Fernão de Magalhães...


Lembram-se do Magalhães, o “Primeiro Computador portátil Português”? Pois bem meus amigos, estamos perante o vencedor provisório do prémio “O maior embuste do ano”. Provisório porque à velocidade que o governo de Sócrates comete trapalhadas ainda teremos que rever este vencedor.

E embuste porquê? Passemos aos factos. No pomposo e mediático evento de apresentação mundial do Magalhães, Sócrates revelou ao mundo o primeiro computador português, criado por empresas nacionais em parceria com a Intel , com o objectivo de dotar as crianças portuguesas de novas ferramentas informáticas. E mais, o objectivo era mesmo exportar o Magalhães para todo o mundo havendo já negociações com África, Europa e América Latina.

Pois bem, demos então um saltinho aqui. Pois… afinal o nome original de Magalhães é Classmate PC. Este é um portátil de baixo custo destinado a países subdesenvolvidos e que já é vendido há muito tempo na Amazon. Disponível desde 2006, o Magalhães é conhecido por «Anoa» na Indonésia, Mileap-X series na Índia, Jumpc na Itália e Mobo Kids no Brazil.

Sócrates limitou-se a seguir o exemplar e criar uma marca do mesmo computador para Portugal. Daí a chamá-lo de lançamento mundial do primeiro computador desenvolvido por empresas portuguesas vai um longo caminho. Caminho esse que se chama demagogia política.

1 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Realmente, nós portugueses não conseguimos ser originais.

    cumps,
    lfspaulo (Há cenas lixadas!)  


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.