A hipocrisia declarada

Como os mais atentos deverão saber realizou-se nestes dias a reunião dos G8 que teve como grande tema de debate o aumento dos preços dos alimentos e escassez de comida nos países mais pobres. Ora bem, o primeiro contra-senso começa logo com os 8 países, supostamente, mais industrializados do mundo, ou seja os EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Rússia e Canada. Onde está a China? Fará sentido reunir-se os países mais industrializados e não incluir a potência que é a China, que é só a quarta maior economia do mundo e a maior produtora de alimentos do mundo?

Mas nem vou por aí. O que me deixa boquiaberto é que estes senhores, juntamente com outros chefes de estado, se sintam confortáveis a estar sentados num jantar onde são servidos, entre sobremesas e entradas 24 pratos diferentes. Sim, 24! O manjar incluía especialidades de tudo mundo, regados com cinco tipo de vinhos diferentes. Tudo confeccionado pelos 25 melhores cozinheiros do mundo. Isto, recordo, numa conferência subordinada à fome e escassez de alimentos. E como é que isto se sabe? Porque a organização ainda teve o despudor de enviar a ementa para os meios de comunicação social. Viva a hipocrisia declarada!

Feitas as continhas todas, esta conferência do G8 custou uns “míseros” 358 milhões de euros. Quantas bocas se alimentariam com esta quantia? Quantos agricultores e plantações se poderiam ajudar com um 10% desse valor? Pois…

1 comentários:

  1. M. disse...

    Pura demagogia meu caro. Ah maldita geração "não deixas nada no prato porque há gente a morrer de fome em África". Os chineses não vão porque são aquilo que na gíria se chama uma ditadura.  


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.