E não é que tinham razão?

De certo que todos nós, durante o nosso percurso académico, ouvimos as pessoas mais velhas em geral, e os nossos pais em particular, a dizerem "Aproveitem em quanto estudam. Depois é que são elas". Naquele tempo, em que as preocupações eram apenas saber em que dias calhavam os testes e estudar um ou dois dias antes a frase não fazia muito sentido. "Aproveitar em quanto estudamos? Venham eles assistir a uma aula de filosofia com um prof monocórdico que parece que está a ler os Salmos da igreja para verem como lhes mordem".

Hoje percebo o que querem dizer. Não, não estou a dar uma de cota do género "ai e tal porque agora já trabalho e já estou tão mais evoluído mentalmente que já percebeu quando falavam dos putos". Não é nada disso. A verdade é que hoje, a consultar os exames nacionais, sinto umas certas saudades e carinho por essa altura. Do friozinho de barriga antes de entrar na sala com o BI na mão. De ligarmos uns para os outros a perguntar se já tinham estudado muito para avaliar a consciência. De por o despertador para as 6 da manhã para estudar e só acordar dez minutos antes do exame. De combinar ir estudar para a biblioteca e passar a tarde toda na conversa. De sair com o dedo vincado de escrever 12 folhas de teste e correr a perguntar aos colegas qual a resposta da pergunta C. E não só.... As baldas às aulas para fumar os primeiros cigarros. Os cachorros do Energy. A sala "especial". Os crepes chineses no final do dia. As toalhas e pedaços de papel higiénico a voarem para alguém que estoicamente tentava falar ao telefone. Os tralhos no campo de futebol.

Enfim... Hoje deu-me para a nostalgia. Mas soube-me bem.

3 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Olha agora conseguiste deixar-me com um sorriso a pensar nesses tempos! Como tens razão! Ainda ontem via uma fotografia de uma amiga minha que deve andar no 11º ano com uns livros na mão e mochila às costas. E fiquei a pensar que naquela altura também eu vivia melhor o dia-a-dia, sem pensar no amanhã. Acho que éramos mais autênticos. Foram tempos para a vida e, já nesse altura, estavamos lado a lado.

    Beijocas para a minha Tuxa
    Vota C!!!!
    Marta  

  2. Anónimo disse...

    Oh my dear Peter. Que vontade de testar de novo o aroma desse tempo. Não é a vontade de me transportar para lá, mas o carinho de um período tão genuíno, tão pleno de ideais revolucionários com a certeza que seríamos donos do mundo....seremos um pedaço se quisermos e sentirmos que no nosso dia-a-dia a diferença é feita por nós....

    Agora nós, e a correria louca das trabalhos? E as nossas incessantes lutas ideológicas, conceptuais e até só pq sim? E o "vamos fumar?" e o meu ar de generala a querer impor?...confessa, é bom recordar?  

  3. P.R disse...

    Lol claro que sim. Os bons momentos sabem sempre bem recordar :)

    Mas este post relaciona-se com a nostalgia de quando eramos pitos e pitas. Quando as lutas ideológicas resumiam-se a "vamos apanhar o ultimo comboio da 1 da manhãq, ou esperar pelo das 6?" :D  


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.