Chocolaaaaateeesss


Aqui fica o meu Top 5 de chocolates, ilustrado e comentado com algum requinte.

1. Serenata do Amor

Estaladiças, cremosas, aveludadas, as serenatas do Amor tiram-me do sério. Quando era pequena, elas vinham nas malas dos meus tios do Brasil e durante muito tempo tive-as apenas na cabeça porque as viagens dos meus tios começaram a ser cada vez menos frequentes. Até que aqui há uns anos as encontrei numa pastelaria na esquina da Av. de Madrid. Custavam 10 cêntimos. Agora estão na moda nos supermercados, em packs enormes, nas bombas de gasolina. Eu prefiro ir ao Moinho da Amadora, a única instituição de valor nesta terra, e comprar só uma de cada vez, para não acabarem depressa, a lembrar as idas sorrateiras aos saquinhos-prenda dos meus tios.

2. Imperador Avianense

Quais Merci, Ferrero, Mon Chéries, estes bombons sim deviam chegar às caixas às nossas casas no Natal e outras festividades. Não são de comer uns atrás dos outros, o chocolate não é doce, amarga até com os pedacinhos de avelã no meio. Cheiram bem. Lembro-me de brincar com as rugas dos papelinhos...



3. Bolinhas de Galak


Ai as bolinhas de galak que se desfazem na boca. Os pacotinhos eram mínimos mas dava para fazer a festa. Bolinhas brancas que se colavam umas das outras e derretiam no papel e ficava tudo cheio de chocolate branco peganhento. Sempre tive uma adoração enorme por chocolate branco. Alguém sabe onde é que se vende isto agora?
4. Pintarolas

Metem na prateleira quaisquer smarties, m&m's ou malteesers. As pintarolas eram as genuínas, nos seus tubinhos amarelos torrados e azuis escuros que a minha avó tinha escondidos na gaveta nos talheres... na altura das Joaninhas embrulhadas em papel colorido. São pequeninas. O meu pai inventava-nos estórias de adormecer em que os protagonistas eram pintarolas que defrontavam os leões medrosos da selva e outras personagens curiosas, que nos faziam rir até chegar o sono.

5. Kinder Surpresa

O pagamento justo de qualquer ida ao médico, ou ajudar a carregar as coisas mais leves do supermercado. O kinder surpresa leve e estaladiço com o seu ovo amarelo cheio de prendas. Lembro com saudades uma ainda valente colecção de estrunfes a fazer coisas... Isto quando o chocolate dos ovos kinder era o chocolate dos ovos kinder e não de barras e barrinhas, e ovinhos, e mini-ovinhos. E quando nos davam o chocolate sem a desculpa moderna do leite que o chocolate traz. Quando era para comer chocolate, davam-nos chocolate. Quando era para beber leite, davam-nos leite. E pronto, sem discussão. Acho que até a minha mãe nos dava os ovos pelos bonequinhos.

4 comentários:

  1. P.R disse...

    E o Lion? E o Twix? E OS PRALINES BELGAS???

    Ai ai cara M.....  

  2. M. disse...

    lolol faz tu o teu top 5, era o que mais me faltava!  

  3. P.R disse...

    Seria, sem dúvidas, um top5 com muito melhor sabor :p  

  4. Avianense disse...

    Obrigado pela preferência... caro Blogger!

    Temos mais produtos de óptima qualidade...

    Não deixem de visitar o nosso Site e o nosso blogue (em construção...)

    www.avianense.com

    Saudações...♦  


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.