A teoria de que vos vou falar hoje chama-se "New Wave", para os mais antigos teoria "Malhação" e para os mais novos teoria "Morangos com Açúcar". Sempre que começamos a lidar com uma palavra nova, sempre que falamos sobre um determinado assunto com alguém, que conhecemos uma pessoa ou que tecemos uma (aparente) ligação original entre a e b, começamos a ver que, afinal, aquilo que para nós são referências novas eram utilizadas por toda a gente, todos os dias, a toda à hora, à frente dos nossos olhos, sem que nunca tivéssemos dado por isso. Chamo-lhe teoria "New Nave" porque quando estava no 7º ano sempre que na New Wave falavam de qualquer coisa que na minha cabeça fazia um "ah, pois é...", no dia seguinte era certo que algum professor, a propósito da coisa mais banal, iria tocar no mesmo assunto (espero que sem ser por influência da novela) e no telejornal, em conversa com os pais, com os amigos, a ouvir a conversa dos outros, o assunto ou as palavras, tipo "factológica" ou "mentecapto", lá se repetiam.


Isto para dizer que eu nunca tinha ouvido falar da Depuralina até este fim-de-semana e, mais uma vez, a minha teoria "New Wave" estava certa. Nas minhas viagens deste fim-de-semana levei umas vinte vezes com o dito anúncio da Depuralina. Quase que o consigo citar - "A dietista Qualquer Coisa aconselha todos os portugueses a tomar Depuuuraalinaaa, que elimina os resíduos tóxicos do corpo - e depois vinham os números - que podem ir dos 5 aos 22kg ( e eu de olhos arregalados no banco do pendura, a pensar onde será que se compra a tal depuralina...). O produto está à venda em farmácias, dietistas ou ervanárias".

Eu, que sou daquelas pessoas que se entusiasma facilmente com aldrabices declaradas, pensei com uma tranquilidade fingida (como penso em relação a muitos anúncios) que tinha de me informar sobre a tal depuuuraalinaaa.

Aqui entra a teoria. De passeio em Nisa, entro numa loja de artesanato e lá estava a embalagem azul turquesa. Se eu não tivesse desligado o modo jornalístico no fim-de-semana, teria percebido logo que depuralina na montra de uma loja artesanato (quando a voz da rádio dizia, solenemente, "à venda em farmácias, dietistas ou ervanárias") era sinal evidente de que alguma coisa devia estar errada com o milagroso produto. Com outras distracções (queijo de Nisa, feltros, barro pintado...), confesso que nem lhe dei a importância que teria dado se a tivesse encontrado, por exemplo, ali em baixo no Pingo Doce. Mas o facto é que, em poucas horas, a depuralina começava assim a fazer parte da minha vida.

Até que chegamos à tarde de hoje (depois de mais Depuuuralina na viagem de Nisa para Badajoz, de Badajoz para Nisa e de Nisa para Lisboa).

Notícia de destaque no Última Hora, do Público:
Consumo de Depuralina deve cessar de imediato
Venda de suplemento alimentar suspensa devido a suspeitas de efeitos secundários graves
A venda do suplemento alimentar Depuralina foi suspensa hoje devido a “fortes suspeitas de associação causal entre a utilização” do produto e o aparecimento de episódios tóxicos graves, anunciou fonte oficial.

Sem nada a acrescentar, saliento apenas que a teoria "New Wave" tem direitos de autor (meus), que pode ser aplicada a coisinhas destas nas vossas vidas e que não cheguei a experimentar Depuralina. Se tivesse, teria de vos falar da minha teoria hipocondríaca da assimilação de sintomas por sugestão.



3 comentários:

  1. P.R disse...

    Cheira-me que a senhora dietista que deu nome a Depuralina vai perder alguns clientes :P  

  2. Violeta disse...

    hehehe! Brutal! A primeira vez q venho a este blog e já tou a curtir! ah, é verdade. Isso da Malhação/New Wave tb me acontecia. Que estranho, mas n roubar a teoria, descanse. Em relaçao a depuuuraaalina, ouvi falar na dita a primeira vez, talvez há uns 2 meses num sitio q n o fazia prever. A partir dai parece q se me abriram os ouvidos e n ouvia falar de outra coisa. É claro q qd a pessoa q me falou primeiro nisso me leu td a q isso fazia bem, eu escangalhei-me a rir e disse q aquilo era mais um placebo p juntar aos mtos q já existem. Mas, heis que, além de n ser placebo, ainda faz é mal! lindooooo! ah ah ah  

  3. M. disse...

    Bem-vinda Violeta :)  


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.