Eleições no PSD


A um ano e qualquer coisa das eleições legislativas, o PSD tem na escolha do novo presidente do partido uma altura crucial para se apresentar como uma alternativa credível ao PS, um partido que governa a seu belo prazer e que apesar de algumas medidas pouco populares consegue estar à frente de todas as sondagens, que lhe dão a 2ª vitória consecutiva e por maioria absoluta.

Do meu ponto vista só 3 pessoas conseguem reunir 4 características que julgo necessárias para presidir o PSD

- Ter obra feita em termos políticos, com reconhecimento público da mesma
- Ser uma figura consensual dentro do partido
- Ser uma pessoa de fácil identificação por parte dos populares
- Ter uma identidade e uma imagem bem vincada e positiva

Ora, face a esses eixos faz sentido ter um candidato como Patinha Antão? Só se for para dar algum toque de comicidade na altura de os votantes do PSD lerem o nome dos candidatos…

Para mim os possíveis líderes do PSD seriam: Manuela Ferreira Leite, Rui Rio ou Marcelo Rebelo de Sousa. Este último, talvez pensando na Presidência da República daqui a 8 anos, recusou candidatar-se. Era, talvez, a pessoa menos preparada em termos de feitos políticos alcançados mas era sem dúvida o mais mediático, popular e, algo muito importante para um partido como o PSD, o mais próximo dos eleitores. Sobrava portanto Rui Rio e Manuela Ferreira Leite, dois aliados que partilham a mesma visão para o partido. Avançou a Manuela com o apoio de Rui Rio e Aguiar-Branco que retirou a sua candidatura para apoiar a ex-ministra das finanças. E avançou com todo o favoritismo, pois é uma personalidade importante do PSD. No entanto, vai ser necessário tempo e muito trabalho de bastidores para o PSD conseguir apresentar-se como uma alternativa viável. Mais, acho que o grande objectivo de Manuela Ferreira Leite deve ser evitar a maioria socialista em 2009 e preparar o partido para as eleições de 2014. Ao ponto em que o partido chegou, tem de haver uma visão a médio prazo em vez de procurar, de forma desesperada, soluções imediatas. Manuela Ferreira Leite parece-me uma boa opção para o fazer. O tempo encarregar-se-á de o provar.

p.s - Hoje fala-se também de um novo possível candidato: Alberto João Jardim... Se este senhor ganhar as eleições internas provar-se-á duas coisas: que os militantes do PSD perderam completamente o juízo e que o continente é, pelos vistos, para o Sr. Jardim muito mais importante de que este nos faz crer diariamente.

0 comentários:


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.