Pára tudo



Mas o que é isto de andar a apagar e a acender a tocha olímpica? Ontem e hoje, manifestantes pró-tibetanos em Londres e Paris tentaram, conseguiram e voltaram a tentar apagar a chama olímpica. O motivo é justo. Disse ontem Dalai Lama: "Os recentes protestos por todo o Tibete não só refutaram mas também destruíram a propaganda levada a cabo pela China segundo a qual, excepto alguns reaccionários, a maioria dos tibetanos tem uma vida próspera e está feliz". Não têm. Não vão ter. E já são mais de 40 anos de prepotência sobre uma região que só é chinesa na cabeça dos governadores chineses. Mas não. A chama extinguiu-se brevemente por "motivos técnicos", explicava hoje alguém à Reteurs. Em pleno século XXI, perante um caso gritante de violação dos direitos humanos, de expropriação e de chinocentrismo, a chama apagou-se por motivos técnicos. Não porque há pessoas que querem que o rumo da história mude. A Associação dos Comités Olímpicos Nacionais vai até dar-se ao trabalho de assinar, por unanimidade (que orgulho...), uma declaração contra o boicote aos Jogos Olímpicos, para não prejudicar os atletas e a preparação do evento. A tocha, também disseram hoje os responsáveis, vai passar pelo Tibete, doa a quem doer. E eu penso que extintores, gás lacrimogéneo, cacetadas, polícia de intervenção, escoltas de patins em linha e a chama olímpica a circular dentro de um autocarro são sinais tristes do nosso tempo.

Mas há uma coisa ainda mais trágica. Quando Prometeu foi roubar o fogo a Zeus e o deu aos Homens quis, com um gesto tão ousado, dizer que estava contente com a sua criação. Então os gregos, que não eram do século XXI mas que sabiam que a grandeza dos homens é feita de pequenos gestos em alturas maiores, levaram o fogo para os templos e mantinham a chama acesa dia e noite. A todo o custo e sem grande custo. A tocha olímpica vai buscar os primeiros porquês a esta história. Eu, que nem tenho nada de oráculo, arrisco dizer que quando o fogo sagrado se apaga assim, mais do que uma vez no próprio dia, os deuses devem ficar zangados.


4 comentários:

  1. P.R disse...

    Cara colega M.

    Roubaste-me a ideia para o post de amanhã, se bem que o meu ângulo seria diferente. O que se está a passar é de facto uma vergonha! Mas é uma vergonha tanto para China como para o resto dos países que assistem impávidos e serenos a este genocídio! E porque será? Não será pelo poder económico que a China tem? Não será pelo facto de ser A potência do séc XXI? Não será pelo facto de muitos países estarem dependentes da China? Será certamente! A China tem em si a maior força controladora dos acontecimentos: o poder económico! E nem o poder político os consegue ameaçar. Vai sim haver jogos Olímpicos, tal como vão entrar no Tibete! Os direitos dos Humanos? Isso não dá dinheiro e sustentabilidade!  

  2. M. disse...

    Poderemos sempre não ver os Jogos Olímpicos...  

  3. Violeta disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
  4. Violeta disse...

    Bem dito. Mas em relação a tudo isto, todos nós podemos fazer um pouco. Não sei se o facto de não se assistir aos jogos será solução. Mas o falar, denunciar,... até à exaustão, se algum dia a houver.  


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.